quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Brotando esperança na semente da unidade

Brotando esperança na semente da unidade



Aconteceu noite de 24 de outubro, na 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Belém, no Estado do Pará, a celebração da Primavera para a Vida. A Campanha Primavera para a Vida é promovida nacionalmente pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE, desde 2001, abordando temas de relevância para a reflexão e ação das igrejas e arrecadação de fundos nacionais que apoiarão projetos sociais de entidades e organizações populares. O tema deste ano foi Direitos e Justiça.


A celebração contou com a participação de irmãos e irmãs das igrejas Presbiteriana Independente, Católica, Anglicana, Presbiteriana Unida, Metodista, Quadrangular e Assembléia de Deus. Também marcaram presença as representações do Instituto Universidade Popular (UNIPOP), Movimento Evangélico Progressista (MEP), Associação Amazônica de Ciências Humanas e da Religião (ACER), Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), Pastoral da Juventude (PJ) e Pastorais Sociais.


O ambiente estava colorido por girassóis, flor que simboliza a Campanha. As pessoas que chegavam na igreja eram acolhidas com muito carinho. Guardamos no coração as músicas que aprendemos com a equipe de louvor. Na abertura, o Revdo. Cláudio Lísias, pastor da igreja que recebeu o encontro, falou que a Campanha Primavera para a Vida é uma oportunidade de lançarmos sementes que transformarão as vidas das pessoas para melhor, em todos os aspectos. A partir destas palavras inspiradoras, toda a celebração foi um grande chamado para que todos e todas venham semear a esperança de justiça, direitos humanos e paz para o mundo.


No Ato Penitencial, Thiago Reis, da Pastoral da Juventude, lembrou que a PJ, em conjunto com várias entidades, promovera o Dia Nacional da Juventude com a temática “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida!”. Enquanto igreja de Cristo, pedimos perdão por não garantirmos a vida e os direitos de nossa juventude, o que coloca o Brasil em 5º colocado entre os países com as maiores taxas de homicídio juvenil no mundo. Na certeza de sermos envolvidos/as pela misericórdia do Nosso Deus, saímos comprometidos/ as com as lutas e causas da juventude contra a violência e pelo direito à vida.


A estudante de teologia Viviane Salgado fez a leitura do Evangelho de Mateus, capítulo 25, versículos 31 a 46. Neste texto, momentos antes de ser entregue aos seus torturadores, Jesus fala aos discípulos sobre como Deus faz justiça e como podemos cooperar. Foi muito tocante a citação poética do Revdo Leobran, da 2ª IPI de Belém, embalando a música “Que estou fazendo se sou cristão”, de autoria de João Dias de Araújo. Em seguida, Revdo. Marcos Barros, anglicano, e o Revdo. Cláudio Lísias aprofundaram os ensinamentos e reflexões que o texto nos trás.


No final da celebração, a Elaine, da juventude da IPI, chamou a todos e todas para trocarem sementes de girassol e abraços de paz. A celebração culminou numa grande roda de irmãos e irmãs cantando “Deus chama a gente pra um momento novo...”. No final, partimos para o “3º sacramento”, como carinhosamente é chamado o cafezinho de confraternização na IPI de Belém.

Fonte: www.redecaic. blogspot. com


Tony Vilhena

Nenhum comentário: