segunda-feira, 28 de maio de 2012

GRANBERYENSES HOMENAGEIAM ELIAS BOAVENTURA


GRANBERYENSES HOMENAGEIAM ELIAS 

BOAVENTURA

1ª PARTE:

Emoção foi a palavra que marcou o evento organizado pela Associação dos Granberyenses – Setor RJ, no dia 26 de maio de 2012, para homenagear o ex-aluno e queridíssimo amigo ELIAS BOAVENTURA, que nos deixou em 8 de janeiro último. Doutor Elias Boaventura foi Reitor da Universidade Metodista de Piracicaba e uma das principais figuras leigas da Igreja Metodista na atualidade

As homenagens iniciaram-se já cedo, na sessão da Academia Granberyense de Letras, que tinha o Professor Dr. Elias como membro.

No encerramento a esposa Sylvana fez o lançamento do livro DESMEMÓRIAS 2, que Elias havia deixado concluído, mas que não teve tempo de lançá-lo.

Logo a seguir, aconteceu uma tocante celebração com liturgia preparada por Cláudia Romano de Santana, também no Auditório Bergo, do Instituto Granbery.  Presente um público muito representativo, que se deslocou de diversas cidades e estados, para viverem esse momento e relembrar alguém tão significativo da vida do Colégio, da Rede Metodista de Ensino e em especial à Universidade Metodista de Piracicaba.

O culto foi abrilhantado com a presença de um coral composto de metodistas das Igrejas Central e Oásis, cantando, entre outros, o hino “Que Segurança” um dos preferidos de Elias.

O grupo de “puritanos do Granbery”, do qual Elias fez parte, também teve uma participação muitíssima especial cantando “Levantai-vos Moços Crentes”  e  “ Os guerreiros”.  Vieram pessoas da capital e interior de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, interior de Minas ... além dos residentes em Juiz de Fora.
  
Na liturgia Cláudia fez uso de vários trechos do livro Desmemórias, o que permitiu o sentimento de que Elias estava, de fato, presente ao culto.

“ Nascemos para viver e morrer, e, quanto mais útil for a vida, mais saudosa será a ausência. A morte de quem viveu o amor não se dá de fato, porque, apesar da passagem que se faz, continua-se vivo no coração de quem nos amou

Clóvis Paradela, Reitor do Colégio Bennett fez uma boa reflexão abordando o preço que muitas vezes se paga pela defesa de ideias.
  
As diversas leituras foram feitas por granberyenses e pessoas que gozaram da intimidade do homenageado.

Arsênio de Novaes trouxe uma palavra em nome de Almir Maia,que deixou de comparecer por estar em viagem internacional

Também uma palavra especial de Gustavo Alvim, em nome da Universidade Metodista de Piracicaba.

Ao final, muito emocionado, Abner Ramos, ou o “Biné”, como era chamado por todos, foi convidado para acompanhar com o sino, o cântico “Sino Granberyense”, de saudosa lembrança dos ex-alunos do internato. É que “Biné” era o responsável pelo acionamento do sino, quando estudante do Granbery.

A Bênção Irlandesa foi cantada pelo Coral, enquanto os presentes postavam, em círculo, as suas mãos sobre as dos irmãos ao lado.

Foi estabelecido que durante todo o dia seriam desprezados os tratamentos de “doutor”, “professor”, “senhor”, “reverendo”... Afinal, nenhum dos presentes recebia esse tratamento quando aqui viveram, “nessa Casa que o nome dos dá.“ Por isso também deixamos de usá-los neste resumo.

Cléber de Oliveira Paradela
Belisário, 27 de maio de 2012
Ex-aluno, ex-funcionário, ex-professor. Filho e pai de granberyenses. 


Nenhum comentário: