sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Homenagem ao Victor José Ferreira - por rev.Ely Eser

Homenagem ao Victor José Ferreira - por rev.Ely Eser




Família Paradela e confessantes,

Já me comuniquei diretamente com a Celi, reagindo a seu forte e belo depoimento, entre a informação da morte e o sepultamento.

Como o Victor desfrutava nossa amizade no contexto de nossas várias comunidades, parece indispensável despedirmo-nos e homenageá-lo também em comunidade. Se esta perda parece prematura, não nos cabe arguir o tempo da vida.

Se o Victor fará falta em muitos dos setores nos quais ele atuou, a qualidade deste seu envolvimento fica como lição para aquelas e aqueles que eram companheiros e sócios destas ricas atividades. Do cinema, que ele descobrira em sua terra natal com o pai do cinema brasileiro, Humberto Mauro, tendo atuado como artista ainda adolescente em tomadas que ocorreram na cidade, à literatura e poesia, que ele cultivava dioturnamente, nas "Domingueiras Poéticas" repartidas com um enorme grupo de amigos todas as semanas, como nos saraus e encontros literários formais, muitos organizados por ele mesmo. Da experiência ferroviária, ampliada por sua condição de mineiro, enraizada na longa carreira ferroviária, que o conduziu a liderar programas de preservação ferroviária no extenso território nacional, juntando aqui artistas, poetas, músicos que cantaram o "trem", até sua competente atuação no complexo setor da educação metodista, como administrador, reitor, sonh ador, realizador.

Se a tradição religiosa wesleyana foi seu berço fundamental, tendo servido sua Igreja em múltiplos organismos e funções, inclusive a pastoral, seu coração wesleyano o levou aos horizontes acima mencionados, entre outros, com um toque marcante: punha a máxima qualidade em tudo o que empreendia. Era de conversa fácil e agradável, um irriquieto provocador de eventos os mais inesperados. Como wesleyano, foi um homem de seu tempo, atento aos múltiplos movimentos de sua época, em praticamente todos os níveis imagináveis, com um estilo, como atestado por sua esposa Celinéia como traço dominante de sua despedida, visivelmente elegante.

Ely Eser

Nenhum comentário: