sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pastor que participou de ato contra homofobia é dispensado do Seminário Regional da 6ª Região

Pastor que participou de ato contra homofobia é dispensado do Seminário Regional da 6ª Região

O missionário norteamericano rev.Robert Stephen Newnum, missionário da General Board of Global Missions (Junta Geral de Missões Globais - órgão da Igreja Metodista Unida para evangelização) a trinta e cinco anos no Brasil, vinte e cinco dos quais dedicados à educação teológica no CEMETRE, foi dispensado pela direção do Seminário Regional, onde ministra atualmente Teologia Sistemática e História do Metodismo. Estima-se que aproximadamente 90% do clero metodista ativo na 6ª Região tenha sido aluno do rev.Stephen em sua carreira de professor de teologia.

A dispensa do missionário aconteceu após sua participação no ato contra a homofobia acontecido em Maringá em maio de 2012, no qual aconteceram reuniões de diálogo entre a comunidade LGBT e representantes da Arquidiocese de Maringá (Igreja Católica) e uma marcha, conhecida como Parada LGBT de Maringá. Sua participação, bem como de sua esposa, Maria Newnum, membro da Igreja Metodista Central de Maringá e ativista política na cidade, com destacada atuação pelo Partido Verde, gerou questionamentos na comunidade evangélica de Maringá, o que a motivou a escrever uma carta de esclarecimento para o pastor da IMCM, para o SD do Distrito de Maringá e para o bispo da 6ª Região. 

Ver carta aqui: http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2012/11/o-perfeito-amor-lanca-fora-todo-o-medo.html

Mesmo após a carta, na qual o casal Newnum reafirma sua fidelidade aos princípios bíblicos e aos documentos metodistas, as pressões continuaram a crescer e como resultado o rev.Stephen foi dispensado de suas funções no CEMETRE (Centro Metodista de Ensino e Treinamento) sem maiores explicações.



O rev.Stephen solicitou, via e-mail enviado no dia 25/10 e carta enviada nodia 27/10, uma reunião com o diretor do CEMEC para ser informado sobre os motivos de sua dispensa. No mesmo dia 27/10 foi solicitada, via carta, uma reunião com o revmo.João Carlos Lopes, bispo da 6ª Região, para também tratar do assunto. Até o presente momento, véspera da viagem do rev.Stephen aos Estados Unidos, para reunir-se com a GBGM, ele não recebeu nenhum retorno formal ou solicitação de agendamento de reunião. 

Acredita-se que a dispensa do rev.Stephen seja devido a pressões por sua participação em questões consideradas polêmicas: o ato contra a homofobia e a participação em diálogos ecumênicos junto ao MECUM (Movimento Ecumênico de Maringá) e GDI (Grupo de Diálogo Inter-religioso), mesmo que em nenhuma delas houvesse acontecido nenhum ato ou palavra de desrespeito ou desobediência aos documentos oficiais, posições e doutrinas tanto da United Methodist Church, igreja na qual o rev.Stephen foi ordenado, quanto da Igreja Metodista. Temos em nossa Igreja Metodista outro caso de retaliação por causa de um "delito de opinião".

Atualização (06/12)

1) Embora haja a carta de dispensa por parte do Conselho diretor do CEMETRE, o bispo é "soberano" para aceitar ou não a solicitação do Conselho Diretor.

2) O rev.Stephen Newnum solicitou por duas vezes que a Presidenta do Conselho Diretor fornecesse os motivos da sua dispensa, o que não foi atendido.

3) O revmo. bispo João Carlos apontou a possibilidade de receber o rev.Stephen para uma reunião em Curitiba. Todavia, a resposta foi dada às vésperas da viagem do rev.Stephen para os EUA para reunir-se com a GBGB, o que impossibilitou tal reunião

3 comentários:

Marcelo Carneiro disse...

E como impera a tirania e a Lei da mordaça na IM hoje, não se esclarecerá o episódio...

harold bar disse...

ACHO QUE JÁ ESTÁ NA HORA DE CONVIDARMOS O HUGO CHAVES, O IRMÃO DO FIDEL OU OUTROS SEMELHANTES PARA SER ARCEBISPO DA NOSSA IGREJA NO BRASIL...É TRISTE VER NOSSA IGREJA AGINDO ASSIM....ESTAMOS COMO O IRMÃO BONZINHO QUE FICOU EM CASA NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO.....SEM PALAVRAS !!!

harold bar disse...

É VAMOS MAL DE IGREJA. ACHO QUE PODERÍAMOS CONVIDAR O HUGO CHAVES, IRMÃO DO FIDEL E OUTROS PARA SER ARCEBISPO DE NOSSA IGREJA...NÃO ESTAMOS MUITO DIFERENTE DELES....ONDE ESTÁ O RESPEITO E ACEITAÇÃO ? A IGREJA TEM SIDO O FILHO MAIS VELHO DA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO....ISSO É PREOCUPANTE !!!!