segunda-feira, 20 de maio de 2013

Teologia no Plural

Teologia no Plural




Claudio de Oliveira Ribeiro


O grupo de pesquisa Teologia no Plural, que reúne estudantes de teologia e de ciências da religião da Universidade Metodista de São Paulo, tem se preocupado com a importância da lógica plural para o método teológico. Em resumo, partimos da identificação de aspectos que, nas últimas décadas, têm limitado ou facilitado o alargamento do método e consequentemente oferecido menor ou maior capacidade de formulação de respostas teológicas consistentes diante da complexidade da realidade social latino-americana, em especial a diferença cultural nas linguagens da religião no Brasil.

Como se sabe, a passagem para o século XXI foi marcada, não somente no campo das ciências da religião e da teologia, mas em diferentes áreas do saber, por diversos impasses teóricos, parte deles identificados usualmente pela “crise dos paradigmas” que caracterizaram as últimas décadas do século XX. Os modelos de análise sofreram diversas avaliações, especialmente no tocante às formas de dogmatismo, comum em determinadas visões teológicas de caráter mais eclesiástico, ou do uso de instrumentais científicos de análise social, como o marxismo, caso da Teologia Latino-Americana.


Dessa forma, emergiram com intensidade discussões em torno do valor da pluralidade, da subjetividade e da ecumenicidade para as reflexões teológicas e as consequências disso para o conjunto da sociedade. Baseado nesses eixos, o grupo reúne pesquisas centradas nos seguintes aspectos: a) Lógica plural e teologia; b) Método teológico e os estudos culturais; c) Teologia ecumênica das religiões; d) Teologia, literatura e música; e) Temas teológicos sistemáticos e contemporaneidade.


A partir desta semana serão divulgados os textos produzidos pelo professor Claudio de Oliveira Ribeiro nos anos de 2010 a 2012 para disponibilização gratuita bem como os livros escritos e o endereço para sua compra.

Nenhum comentário: