segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Palavra Pastoral para a Igreja Metodista de Terra Rica: Uma Comunidade Missionária a Serviço do Povo?

Palavra Pastoral para a Igreja Metodista de Terra Rica:
Uma Comunidade Missionária a Serviço do Povo?





Por causa de uma gripe forte no final de Julho, tinha que passar vários dias de “molho”, descansando enquanto Maria cuidava bem de mim. Durante este tempo dormia bastante e nos intervalos assistia a TV. Foi justamente durante a semana da visita do Papa Francisco ao Brasil.

Achei interessante observar como ele insistiu em estar presente em lugares onde tinha pessoas menos favorecidas da sociedade. Uma imagem que me tocou bastante foi vê-lo na comunidade pobre de Varginha. Enquanto ele falava sorridente sobre a importância de justiça e da dignidade para todas as pessoas, dava para ver no fundo outras autoridades religiosas com faces carrancudas que pareciam fora do lugar e desconfortáveis naquela comunidade. Davam pouca atenção às palavras do Papa e ignoravam o povo. Talvez preferissem o conforto das suas próprias comunidades mais luxosas.

Isso me levou a pensar sobre nossa própria Igreja Metodista. Será que somos, como diz nosso lema, uma “Comunidade Missionária a Serviço do Povo”? Ou estamos mais confortáveis como bispos e bispa, pastores e pastoras, membros, nas comunidades com mais oportunidades para nos promover, onde há mais possibilidades de ter poder e dinheiro? A nossa igreja vive seu lema? Ou estamos desconfortáveis quando saímos da tranquilidade da qual estamos acostumados?

Estou muito esperançoso de que Terra Rica vai ser uma bênção na minha vida e na de Maria. Estamos chegando em Terra Rica sentindo o calor das pessoas que estão frequentando os cultos, mas também deixando para trás uma realidade de vida bem diferente da qual vamos encontrar agora; deixamos uma condição de vida e de trabalho mais confortável e segura para nos arriscarmos num projeto muito diferente do que vivemos juntos até hoje. Mas isso não está sendo um peso para nós, porque sabemos que Deus simplesmente nos enviou para florescermos numa terra nova, terra nove a rica.

Esperamos que nossa chegada seja uma bênção para esta pequena igreja, e que juntos possamos ser uma “Comunidade Missionária a Serviço do Povo” desta cidade. Amém! (Que assim seja!)

Nenhum comentário: