segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Teologia no Plural - Entre a libertação e a gratuidade: reflexões teológicas sobre espiritualidade.


Teologia no Plural - Entre a libertação e a gratuidade: reflexões teológicas sobre espiritualidade.

Claudio de Oliveira Ribeiro

Introdução

Na introdução desse livro, havia afirmado que, olhando prospectivamente a situação da educação teológica, veremos que nas próximas décadas a teologia será mais integrada à espiritualidade. Nossa compreensão é que isso se dará como reação e respostas aos desafios advindos das mais diversas formas de vivência espiritual que se despertaram na passagem para o Século XXI. Estão inclusas aí a espiritualidade da libertação com sua dimensão profética, política e ecumênica, assim como as expressões religiosas de caráter 
mais individualista e avivalista, passando também pelas influências, que serão crescentes, das formas de espiritualidade das religiões não cristãs. Será que isso ocorrerá? 

Há tempos, ainda na década de 1990, participei de um encontro entre teólogos brasileiros ligados aos movimentos evangelical e ecumênico e ouvi em uma das apresentações uma frase que marcou minhas reflexões vinda do pastor Ricardo Barbosa que “a teologia precisa ser mais espiritual e a espiritualidade necessita ser mais teológica”. Trata-se de um desafio singular que tenho buscado em minha trajetória pastoral e acadêmica. Gostaria muito de um dia poder dar uma contribuição mais efetiva nessa área e reconheço que as ideias a seguir são limitadas, incipientes e precisariam ser muito mais desenvolvidas. Considero, portanto, que, não podendo pagar essa enorme dívida, intuímos uma ou outra visão que possa, ao se somar à outras de tantos pensadores que hoje se debruçam sobre tais preocupações, ser algo que motive a reflexão e, sobretudo, as experiências de vida em torno de uma espiritualidade viva, autêntica e que alimente nossos sonhos e os desafios missionários hoje.

Artigo Completo: https://www.dropbox.com/s/9uwt2gx164nb6nz/Espiritualidade-futuro.pdf

O Sedutor Futuro da Teologia. São Paulo: Fonte Editorial, 2012 (org.)

Analisa os desafios que a realidade sociocultural apresenta para a reflexão teórica no campo da teologia e das ciências da religião, principalmente o tema do futuro da educação teológica no Brasil e o da espirtualidade. Destaca, com o texto de Vânia Daibert, os temas da sexualidade humana, em especial a homossexualidade e as possibilidades de fortalecimentos de comunidades eclesiais inclusivas, e com o texto de Daniel Souza, realça aspectos de uma cristologia pluralista.


http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3979646/o-sedutor-futuro-da-teologia

Nenhum comentário: