quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Leiga metodista é premiada por atuação em prol dos direitos dos afrodescendentes

Leiga metodista é premiada por atuação em prol dos direitos dos afrodescendentes





A Comissão de Igualdade Racial e o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP convidam para a entrega do Prêmio Benedicto Galvão 2013. O evento será realizado no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385 – 1º Andar), no dia 26 de novembro, às 19 horas, quando serão conhecidos os vencedores.
O  prêmio é um reconhecimento às figuras públicas que desempenharam trabalho ou esforço em prol dos direitos dos afrodescendentes brasileiros. Em 2012, entre os agraciados estiveram a atual Presidente da comissão de Igualdade Racial,  Carmen Dora de Freitas Ferreira (primeira advogada agraciada); Hédio Silva Júnior (ex-Secretário de Estado de Justiça e ex-coordenador da Comissão de Direitos Humanos OAB SP);  a  ministra Matilde Ribeiro,  da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), e o frei David Raimundo dos Santos, líder da Educafro.
O advogado Benedicto Galvão, presidiu a Ordem de 1940 a 1941, durante o afastamento de Noé Azevedo. Benedicto Galvão é considerado o primeiro presidente negro da OAB SP. Ele nasceu pobre, no Interior do Estado, e veio para São Paulo, formou-se na escola complementar – anexa à Escola Normal da Praça da República – trabalhando como auxiliar de escritório e professor nos bairros da Bela Vista e da Liberdade. Diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1907. Benedicto Galvão morreu em 13 de junho de 1943.
A leiga metodista Diná da Silva Branchini receberá o prêmio no ano de 2013 por sua atuação no Fórum das Mulheres Negras Cristãs de São Paulo, no Ministério de Ações Afirmativas da Igreja Metodista (3ª Região), nas ações da Sede Nacional da Igreja Metodista, como na assessoria para produção da Carta Pastoral do Colégio Episcopal sobre o Racismo, nos Encontros Afro-Cristãos, entre outras atuações.

Postagens relacionadas:
Ministério AA-Afro: http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2013/11/3-regiao-descontinua-ministerio-de.html

Encontro Afro-Cristão: http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2012/03/5-encontro-afro-cristao.html

Pastoral sobre Racismo: https://docs.google.com/file/d/0B5RHc0GmfrIzRFZGQWpLa3diekU/edit?usp=sharing


Notícia publicada originalmente em: http://www.oabsp.org.br/noticias/2013/11/01/9099#.UnrlEboJKEc.facebook

Nenhum comentário: