segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Baixe o Livro de Estudos Bíblicos "O Espírito Sopra onde Quer..." Editado pela REJU - Rede Ecumênica da Juventude, em Parceria com CEBI

Baixe o Livro de Estudos Bíblicos "O Espírito Sopra onde Quer..." Editado pela REJU - Rede Ecumênica da Juventude, em Parceria com CEBI




Conheça a edição ampliada do livro "O Espírito sopra onde quer..." 
Daniel Souza

No Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, a REJU lança a 2ª Edição (revista e ampliada) do livro “O Espírito sopra onde quer...”. Uma edição ampliada de um material que lançamos em 2011, com o mesmo título. Era um trabalho inicial em nossa Campanha Nacional Contra a Intolerância Religiosa. Agora, editamos um livro que apresenta - além dos estudos bíblicos presentes na outra edição - textos para os diálogos em grupo, uma aproximação com a temática da intolerância religiosa a partir de distintas perspectivas. Algo que nos faz REJU, uma mobilização das juventudes de distintas experiências de fé e articulações em defesa da vida. Um espaço de acontecimentos, em movimento, com jovens presentes em diferentes locais do país.
Desde 2011, especificamente, a REJU tem como principal incidência pública esta Campanha contra a Intolerância Religiosa. Uma intervenção que procura desenvolver espaços de reflexão, parcerias e ações para uma convivência interreligiosa e a superação da intolerância religiosa, no horizonte mais amplo da promoção dos direitos. Por isto – buscando o empoderamento de nossas juventudes - nos envolvemos numa atividade de releitura das nossas tradições religiosas a partir de uma hermenêutica ecumênica e juvenil. Como temos lido os textos tidos como sagrados em nossa fé? Estas leituras favorecem as diversas maneiras de intolerância ou fermentam caminhadas de novidade e liberdade? Com estas questões, olhamos para o texto bíblico, para as memórias que temos de suas interpretações, para os novos significados e criações que geramos.
Nestes horizontes, apresentamos um livro construído em dois momentos. O primeiro deles, chamamos de Textos para o diálogo. Uma coletânea de cinco artigos, alguns escritos em 2011 e disponibilizados no site da REJU, que procura abrir horizontes sobre a temática da intolerância religiosa. Já o segundo momento é composto de seis Estudos Bíblicos, também construídos por jovens de diferentes confissões religiosas, que procuram reler as tradições tidas como sagradas no cristianismo a partir das realidades de intolerância religiosa, propondo novos rumos de liberdade.
Por fim, temos uma fé que é um convite, estarmos a serviço deste vento que sopra onde deseja e tem um nome: Liberdade; e um sonho: que ao fim da leitura comunitária destes textos para o diálogo e destes estudos bíblicos, você também diga – assim como aconteceu conosco: não sou mais o mesmo, não sou mais a mesma!
O Espírito soprou por aí...
Uma ótima leitura.


Para baixar o texto completo, clique aqui.

Nenhum comentário: