segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Teologia no Plural - A Importância da Lógica Plural para o Método Teológico

Teologia no Plural - A Importância da Lógica Plural para o Método Teológico 


Trata do método teológico a partir da identificação de aspectos que, nas últimas décadas, têm limitado ou facilitado o seu alargamento e conseqüentemente oferecido menor ou maior capacidade de formulação de respostas teológicas consistentes diante da complexidade da realidade social latino-americana, em especial a diferença cultural nas linguagens da religião no Brasil. Para isso, diante do quadro atual de mudanças sociais e religiosas, será discutida a importância: (i) de um equacionamento adequado para as relações entre teologia e cultura e o valor dos estudos culturais para a reflexão teológica na atualidade, (ii) da pluralidade e da ecumenicidade para o método teológico, com vistas à sistematizar as principais implicações teóricas e práticas da formação de uma lógica plural na reflexão teológica e nas ciências da religião e as conseqüências disso para o conjunto da sociedade. 

As reflexões que se seguem são formuladas a partir do encontro de duas preocupações acadêmicas, uma de caráter mais institucional e coletivo e outra mais pessoal, que me acompanha já há alguns anos. A primeira tem a ver com a necessidade de se aprofundar no campo das ciências da religião a perspectiva de caráter mais hermenêutico em torno das linguagens da religião. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, onde leciono, propôs recentemente uma área de concentração – “Linguagens da Religião” – cujo propósito está em torno do “estudo de textos, símbolos, mitos, ritos, práticas das religiões, assim como de sistemas doutrinários a partir de sua linguagem e articulação próprias por meio de métodos das ciências da linguagem, da hermenêutica, da teologia, da filosofia, da história e da antropologia”. 


 Teologia das Religiões em Foco
 um guia para visionários. São Paulo: Paulinas, 2012 [com Daniel Santos Souza].
Síntese didática dos principais autores e temas em torno da teologia das religiões, em suas variadas perspectivas teóricas, tanto no campo protestante como no católico-romano. Trata da visão ecumênica apresentando trajetórias de vida, experiência de diálogo intra e interreligioso, conceitos relativos ao pluralismo religioso e textos de autores/as com vivência e procedência de distintos continentes e inserções acadêmicas e pastorais.
http://www.paulinas.org.br/loja/?system=produtos&action=detalhes&produto=521698

Nenhum comentário: