segunda-feira, 23 de junho de 2014

Metodistas na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2014 - Belém/PA

Metodistas na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2014 - Belém/PA



Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2014 – Belém do Pará - Acaso Cristo está dividido?

Pelo Rev. Marcos F. Barros de Souza – IEAB – CAIC e Teresa Higashi – Metodistas Ecumênicos.

A Celebração de abertura realizou-se no domingo 01/06 na Paróquia Catedral de Santa Maria – IEAB. Animada pelo grupo de música da própria Catedral.  Foi uma Celebração linda, que misturou a liturgia da SOUC com a da Catedral, como a eucaristia dominical da comunidade.  Com a presença de pessoas de todas as Igrejas e Entidades ecumênicas membro do CAIC, que junto com a membresia da Catedral encheu a casa.       

Bastante animado, participativo, e oficiado pela equipe responsável pela organização e da SOUC 2014, o culto foi também marcado pelo aniversário da Prª. Marga Roth, IECLB, que é uma das colunas do Movimento Ecumênico em Belém, e estando presente, nos deu grande alegria. Ela foi homenageada pela filha, Iva Roth, pela Paróquia da IECLB – Belém, pela atual Coordenação do CAIC, e pelos Metodistas Ecumênicos de Belém. 

Na segunda-feira, foi por conta do Grupo de Pesquisa de Ciência da Religião da UEPA, que usou o espaço da Catedral Anglicana. A celebração foi em memória das vítimas da ditadura militar, e foi emocionante,pelas palavras e como também pela chamada dos nomes de algumas pessoas mortas e desaparecidas, onde todaa assembléia respondia com a presença, e era então acesa uma vela em nome daquela vítima.

O terceiro dia foi do CEBI – Centro de Estudos Bíblicos, e aconteceu em um auditório da Capela de Nossa Senhora de Lourdes, que foi muito participativa, circular, e dinâmica como o CEBI costuma fazer. A Palavra ocupou o centro do encontro, e houve discussão dos textos bíblicos, e cada grupo trouxe para a plenária o resultado em forma de orações. A celebração culminou com uma grande roda de ciranda, e calorosos abraços fraternos. 

A quarta-feira foi da Celebração da Paróquia Luterana (IECLB). Com seu jeito circula de Oca, a comunidade recebeu os irmãos e as irmãs das outras denominações. Animada pelo grupo musical da casa, a celebração teve momentos como momentos fortes a Palavra, as orações os testemunhos de que nos momentos de “solidão”, os irmãos e irmãs ecumênicos estão juntos e dando força. Mostrando o carinho e o amor de Deus. Foram momentos de fortalecimento do Espírito da Unidade, que nos vez muito bem. 

Na quinta-feira a celebração foi por conta da Igreja Católica Apostólica Romana, e foi na Paróquia S. Francisco Xavier.  A Paróquia nos recebeu com muito carinho, e foi notável a mobilização da Igreja para participar, inclusive com a presença de vários padres, e além do Dom Teodoro, bispo auxiliar da Arque-diocese de Belém, e responsável pelo ecumenismo, e presidente da Pastoral Ecumênica, esteve também presente Dom Irineu, que também é Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. Fomos animado também pelo ministério de musica da comunidade. Acendemos as sete velas da Menorá, cada uma delas representando uma instituição membro do CAIC. O templo da Igreja é grande, mas mesmo assim quase encheu. Foram momentos de muito afeto e fraternidade. 

Sexta-feira a celebração e foi uma parceria entre a IPI e os Metodistas Ecumênicos, e aconteceu na Igreja da IPI de Belém. Também nesta celebração a meditação da Palavra, foi feita em partilha, as pessoas presentes foram divididas em quatro grupos, e cada grupo ficou com a responsabilidade de refletir em um dos quatro textos da liturgia, e depois alguém de cada grupo fez um resumo das opiniões do grupo. O que gerou muitas e diferentes opiniões.

No sábado, 07 de junho tivemos a celebração de encerramento, que nos últimos anos tem seu lugar cativo (já virou tradição): O Centro Mariápolis Glória, do Movimento dos Focolares. O encontro começou com o café da manhã partilhado, seguido da celebração de encerramento. Encontravam-se presentes representantes de todas as Igrejas e movimentos que fazem parte do CAIC, assim como, este ano, contou com a participação de um pastor da Igreja Assembléia de Deus de Anápolis. D. Teodoro, também esteve pré-sente; o bispo da Igreja Anglicana, por motivo de saúde, não pôde comparecer. A Palavra foi partilhada em duplas e houve muitos testemunhos sobre a unidade, muito canto, inclusiva o Carimbó dançado por algumas pessoas, e a musica foi um trabalho ecumênico. Uma bela celebração que finalizou com o delicioso almoço preparado pelo pessoal que acolheu o evento.

Nenhum comentário: