segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Audiência no MEC discute possível venda de cinco IES Metodistas à KPMG

Audiência no MEC discute possível venda de cinco IES Metodistas à KPMG


Nesta segunda feira, dia 8 de setembro, está ocorrendo uma audiência na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – Seres – do MEC, em Brasília, sobre a possível negociação de cinco IES Metodistas, incluindo a Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba, com campi em Piracicaba, Santa Barbara d`Oeste e Lins. A Igreja Metodista estaria negociando a venda de cinco de suas oito instituições de ensino superior por um valor estimado em R$ 250 milhões, conforme divulgado pelo Valor Econômico.
A audiência foi solicitada pela Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino – Contee a pedido do Sinpro Campinas e Região. Estarão presentes as diretoras Conceição Fornasari, vice-presidenta do Sindicato e Marilda Ribeiro Lemos e a Secretária das Políticas Internacionais da Contee, Maria Clotilde Lemos Petta. 
No pacote da venda estariam a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Faculdade de Birigui, Centro Universitário Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, Centro Universitário de Porto Alegre (IPA) e a Faculdade Metodista Santa Maria, ambas no Rio Grande do Sul. Essas cinco instituições têm juntas cerca de 25 mil alunos – o que representa quase metade dos 53 mil estudantes da rede Metodista. A negociação não engloba o patrimônio imobiliário, apenas os alunos e a mantença (CNPJ) das instituições.
A KPMG é uma rede global conhecida pelos negócios que intermedeia. Atua em 155 países e em 13 estados do Brasil, como prestadora de serviços que “ajudam a simplificar” negócios de bancos, automóveis e escolas. A empresa criou um manual de “seis passos para o processo de internacionalização na expansão global das IES”, conforme seu portal entre as quais, a Unimep. O Sinpro Campinas e Região, ao tomar conhecimento das negociações tomou inúmeras medidas, entre as quais a elaboração de uma nota de protesto pela negociação e de apoio aos professores e professoras da UNIMEP, entrou em contato com a Fepesp e a Contee.
Esta nota destaca que “o SINPRO Campinas e Região, a FEPESP – Federação dos Professores e Auxiliares do Estado de São Paulo e a CONTEE lutam há mais de uma década contra a internacionalização, a mercantilização e a financeirização da Educação Superior Privada no país e contrários às fusões, incorporações, aquisições que vão nessa direção.”
A audiência  tem como objetivo solicitar ao Seres medidas que possam barrar este processo.

Com informações do Valor Econômico 

2 comentários:

lia disse...

Não gostaria de saber que a FAMES(Santa Maria-RS) fosse vendida. E nossa Escola para Adultos como ficaria?

lia disse...

Não gostaria de saber da venda da FAMES- Santa Maria-RS. Como ficaria o Projeto da Escola para Adultos, que ora completa 18 anos de existência e de sucesso?Aluna Lia Tereza rauber da Silva