sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A tortura como método: Reverendo Fred Morris

A tortura como método: Reverendo Fred Morris


No dia 11 de dezembro de 1974, eu fui convidado a testemunhar perante um comitê do Congresso dos EUA sobre minhas experiências nas salas de tortura do Exercito Brasileiro.  Neste testemunho entre muitas outras coisas eu disse o seguinte:

“A tortura embrutece e desumanize não apenas aqueles que são torturados mas aqueles que torturam, aqueles que são intimidados pela tortura de outros, e aqueles que se esforçam para ignorar o fato que tortura existe.
“A tortura desumaniza aqueles que são torturados os tratando como menos-que-umano e, em muitos casos, por os forçar a sentir sentimentos menos-que-umano e frequentemente a praticar atos menos-que-umano.  Se uma pessoa é obrigada a trair amigos, companheiros e família pela tortura, como acontece com muitos, o dano psicológico e espiritual poderá ser irremediável, sem falar dos danos físicos que frequentemente resultam.
“A tortura desumaniza aqueles que torturam.  Além da psicopatologia induzida e encorajada naqueles que praticam a tortura, pessoas e governos que torturam, por qualquer motivo, traem o contrato social com seus semelhantes e efetivamente se retiram da comunidade humana.
“A tortura desumaniza aqueles que são intimidados por ela.  Líderes religiosos que deixam de proclamar o Evangelho em sua plenitude por medo; estudantes que deixam de fazer a busca da verdade por medo de represálias; trabalhadores que, por medo de repressão, não se permitem a organizar para defender seus interesses; políticos que somente podem carimbar propostas autoritárias de regimes ditatoriais, por medo das conseqüências de ações de consciência—todos estes, e, de fato, toda a comunidade humana participa na desumanização coletiva causada pela tortura.
“A tortura desumaniza aqueles que tentam ignorar sua existência, dizendo que é ‘assunto interno,’ ou uma fase passageira.  Tal indiferença resseca as fontes de simpatia humana e compaixão e quebra o contrato social da comunidade mundial de estar preocupada com toda a família humana.  Civilização e liberdade não são construídas e nem podem ser mantidas por aqueles que adotam a postura de indiferença.”

Fred Morris
Rev.Fred Morris foi missionário da Junta de Missões Globais da Igreja Metodista Unida no Brasil entre 1969 e 1974 e foi o primeiro cidadão norte-americano a ser torturado pelo regime militar brasileiro. Em 2008 ele foi julgado e anistiado pelo governo brasileiro. 

Em 30 de setembro de 1974 o rev.Fred Morris foi sequestrado pelo Exército Brasileiro. Em 29 de setembro de 2013 ele pregou este sermão na Igreja Metodista Unida Shandon.





Nenhum comentário: